Por onde anda o guri do cigarrinho de chocolate Pan?

cigarrinhospan

Como alguém pôde ter tido uma ideia dessas? Hoje em dia, entendemos o absurdo, mas os cigarrinhos de chocolate Pan ficaram nas prateleiras por décadas. “Fumei” muitos desses na infância por serem baratos.

O que intriga é demorarem tanto para perceber o quanto era politicamente incorreto. Os cigarrinhos Pan foram lançados nos anos 50 e apenas mudaram de nome na década de 90. Viraram “rolinhos de chocolate”.

Nunca senti a mínima vontade de fumar cigarros de verdade por causa desse doce. Sabe lá se houve alguém que logo se viciou seriamente. A orientação precisa vir dos pais. Entretanto, compreendo os antitabagistas. O fato de como a criança segura o cigarrinho, seu gestual e pose podem provocar a falsa sensação de que fumar é elegante e bonito.

A única dúvida que eu tinha era por onde anda o menino da embalagem? Tornou-se fumante inveterado? Ou comeu todos os chocolatinhos? Segundo o próprio ator e diretor Paulinho Pompéia, nenhuma das opções.

A foto foi tirada em 1959 quando ele tinha 11 anos (hoje, ele tem 67 anos) e foi convidado por um diretor da Pan após chamar a atenção durante uma apresentação no Circo Garcia, onde atuava. Nunca fumou e não comeu nem mesmo o chocolate usado para a foto da embalagem.

cigarrinhospan2

Na Globo, Paulinho chegou a participar de Perigosas Peruas, O Mapa da Mina, Malhação e Telecurso 2000. Atuou nos seriados Castelo Rá-Tim-Bum (TV Cultura), Turma do Gueto (Record) e em mais de 30 peças teatrais.

Atualmente, o cara leciona cursos e palestras para jovens atores. Espia um vídeo recente dele.


Comente o post